Bahia


O Elevador Lacerda 
é um dos principais pontos turísticos e cartão postal da cidade de Salvador. O elevador fica na Praça Cayru, no bairro do Comércio, e liga a Cidade Baixa à Cidade Alta. O equipamento foi criado pelo engenheiro baiano Antônio de Lacerda e concluído em 1873. Na década de 50, o Elevador passou a fazer parte do patrimônio da Prefeitura Municipal do Salvador e em setembro de 1997, na gestão do então prefeito, Antônio Imabassahy, ganhou iluminação cênica, valorizando ainda mais sua beleza.

Pelourinho


Pelourinho 
é um bairro localizado no Centro Histórico de Salvador, classificado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Possui um conjunto arquitetônico colonial barroco português preservado. A vida cultural do Pelourinho não para e diariamente traz atrações das mais diversas naturezas e expressões. Conhecer o Pelourinho, desde a sua origem até os dias atuais, nos traz para dentro da sua história. É possível deslumbrar-se com igrejas de beleza artística e simbólica, além de teatros, museus, galerias de arte, entre outros, enriquecem o ambiente. O Pelourinho ainda abriga diversas organizações, como a Casa de Jorge Amado e Instituto do patrimônio Artístico e Cultural.

Mercado Modelo

Mercado Modelo
Situado no bairro do Comércio, o Mercado Modelo é um dos principais pontos turísticos da capital baiana. Esse mercado reúne o que há de mais expressivo nas tradições locais, desde os trabalhos de arte até a comida. O edifício em estilo neoclássico, construído em 1861 e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, abrigou no passado a Terceira Alfândega da capital. 
Atualmente, são mais de 260 lojas dentro do mercado que vendem os mais variados tipos de arte baiana. Para completar a visita ao Mercado Modelo, ainda estão disponíveis bares espalhados em meio as lojas, onde é possível encontrar bebidas típicas da Bahia e quitutes locais.

A Praia do Farol da Barra 
é portal de entrada da Baía de Todos os Santos e abriga a Fortaleza de Santo Antônio, onde fica o Farol da Barra. Perto do Farol está a estátua do Cristo Redentor e é nesse ponto da praia que tem boas ondas, ideal para a prática do surf. Protegida por arrecifes, nessa praia formam-se diversas piscinas naturais, principalmente durante a maré baixa. O paredão de arrecifes também convida para um mergulho de contemplação. Um calçadão acompanha os 5 km de extensão da praia e é um dos lugares mais procurados para corridas e caminhadas. Além disso, Farol da Barra oferece toda a infraestrutura para receber o turista.


Forte de Santo Antônio da Barra


Forte de Santo Antônio da Barra


O local é considerado a entrada da barra de Salvador e uma das maiores referências da cidade. Construído em 1696 para proteger a Baía de Todos os Santos, o Forte de Santo Antônio ganhou, logo após sua inauguração, um farol para orientar as embarcações que ali entravam. 
Instalado no Forte fica o Museu Náutico da Bahia, a mais antiga edificação militar do Brasil. Esse museu é único do gênero em todo o estado, reunindo valioso acervo de achados arqueológicos, uma coleção de instrumentos de navegação e sinalização náutica, maquetes, miniaturas de embarcações de variada origem e uma mostra permanente relativa à geografia, história, antropologia e cultura da Baía de Todos os Santos.

Praia do Flamengo

A Praia do Flamengo 
fica a 20 minutos do centro da Salvador e a 10 minutos do aeroporto. Seu mar é esverdeado e de águas mornas, formando Piscinas naturais durante a maré baixa. Durante a maré alta proporciona o surgimento de ondas, sendo procurada para a prática do surf e bodyboard. Costuma ser muito frequentada nos finais de semana e feriados.


Solar do Unhão

Solar do Unhão

Embora esteja situado em área urbana, o conjunto arquitetônico que compõe o Solar do Unhão era, no século XVII, um complexo do mesmo tipo dos engenhos encontrados na zona da mata: com casa-grande, capela e senzala. A propriedade pertencia a Pedro de Unhão Castelo Branco, que residiu no solar a partir de 1690. No local onde antes os escravos dormiam, funciona um restaurante de comidas típicas, a casa grande abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia e a capela continua em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Possui ainda um cais privativo, aqueduto, chafariz e um alambique com tanques.

Forte de Monte Serrat (São Felipe)



Forte de Monte Serrat (São Felipe)


O Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat é conhecido pela vista para a Baía de Todos os Santos e costuma lotar no horário em que o sol se põe. O local para instalação do Forte de Monte Serrat foi escolhido em função da enseada de águas mansas, escondidas pelos morros que encobriam a área plana limitada na parte ocidental pela ponta do Humaitá. Um pequeno forte foi construído de 1538 a 1587 e depois reformado em 1602 com maior poder defensivo. 
A construção, reformada várias vezes por causa de invasões históricas, ainda mantém a planta original, com seis torreões (torres de onde se avistavam os inimigos) e o poço que abastecia os soldados de água. . Em 1925 o Ministério da Marinha tomou posse do forte, e em 1993 foi instalado o Museu das Armas, guardando nele as armas históricas do Estado. Foi cercado de jardins e se transformou em ponto turístico da cidade.


Forte de São Marcelo




Forte de São Marcelo


Conhecido também como Forte do Mar, fica em frente ao centro histórico da cidade de Salvador e se destaca por estar dentro das águas. Sua visão para pontos turísticos da cidade, como o Elevador Lacerda, é privilegiada. Totalmente restaurado em 2006, ganhou salas de exposições, instalações cenográficas e simuladores digitais de naus e canhões, além de infraestrutura que conta com restaurante.

A igreja do Senhor do Bonfim 


A igreja do Senhor do Bonfim 
é uma das mais famosas de Salvador em função da tradicional “Lavagem do Bonfim”, comemoração marcada pelas baianas jogando água nos degraus do templo em uma festa que dura o dia inteiro, animada por blocos de afoxé. 
Concluída em 1772, a igreja tem fachada em estilo rococó coberta de azulejos portugueses do século 19. A decoração do interior é neoclássica, destacando-se a pintura do forro da nave feita por Antônio Joaquim Franco Velasco. Essa igreja é ponto de romaria tanto para católicos quanto para seguidores do candomblé. 
Dentro da igreja há a sala dos milagres, repleta de réplicas de partes do corpo humano e fotos de fiéis curados. Lá se vendem as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim. Coloque-a em torno do pulso, com três nós que representam três pedidos, e, quando a fita soltar do seu braço, os três pedidos se realizarão.

Praia do Porto da Barra 



A praia do Porto da Barra 
está situada no bairro da Barra, banhada pela Baía de Todos os Santos e ponto de encontro dessa Baía com o Oceano Atlântico. A praia é pequena e acolhedora, com águas claras e adequadas para banho. No Porto da Barra foram escritas as primeiras linhas de história de Salvador. Foi nessa praia que, em 1549, o navegador Tomé de Souza, fundador de Salvador, chegou à cidade. Lá estão monumentos como as fortalezas de Santa Maria e São Diogo, além das igrejas de Nossa Senhora da Graça e de Nossa Senhora da Vitória.


Praia do Rio Vermelho
Em meados da década de 70, a praia do Rio Vermelho era habitada por artistas, como Dorival Caymmi, Caetano Veloso e João Ubaldo Ribeiro. Por isso, o lugar recebeu o apelido de "Bairro dos Artistas". A praia tem muitas pedras e três pequenas enseadas para banho: Santana, Paciência e Mariquita. 
É nas águas tranquilas da praia de Santana que repousam as pequenas embarcações dos pescadores. De lá, também, parte o cortejo marítimo em homenagem à Iemanjá, todo dia 2 de fevereiro. A praia da Paciência, na maré alta, dá boas ondas e atrai surfistas. Já na praia da Mariquita se encontra a foz do rio Lucaia, que também serve como porto de pescadores.

Praia Stella Maris
A Praia Stella Maris, ao norte de Salvador, tem esse nome por causa das ruínas de um hotel que começou a ser construído no bairro, mas que nunca chegou a ser concluído. O seu mar morno e esverdeado possui ondas fortes nas marés altas e piscinas naturais nas marés baixas. Essa combinação faz da praia de Stella Maris uma das preferidas dos adeptos de esportes, como surf, e dois pais que querem levar seus filhos para brincar na praia. A praia dispõe de boa infraestrutura de bares e possui restaurantes por perto

Itapuã
Imortalizada nos versos de Vinicius de Moraes, Itapuã é uma das praias mais movimentadas e conhecidas de Salvador. Esta praia tem formações rochosas que, quando a maré baixa, se tornam piscinas naturais ótimas para banho. Suas areias são limpas e brancas e essa região costuma ser boa para a prática de windsurfe. 
Em Itapuã, você também poderá saborear um delicioso acarajé, feito pelas baianas mais famosas de Salvador. A praia possui boa infraestrutura de bares de restaurantes. Nesta praia ainda há o Farol de Itapuã e a estátua da Sereia de Itapuã, que valem a pena ser conhecidos.

Praia de Ondina
Ondina é uma das praias mais famosas e frequentadas de Salvador. Dividida em três trechos, a praia de Ondina é o lugar certo para quem busca o relax das piscinas naturais (trecho da Praia das Crianças) ou boas ondas para surfe (trecho da Praia da Sereia). Para contemplar o pôr-do-sol, Morro do Cristo, no trecho da Praia do Cristo. Ondina possui grande infraestrutura turística. Sua orla tem quadras esportivas e coqueirais. No entorno da praia fica a residência de verão dos governadores, o Palácio de Ondina, além do Jardim Zoológico de Salvador


Lagoa do Abaeté


Localizada no bairro de Itapuã, inspirou o compositor Dorival Caymmi a cantar suas lendas. A lagoa de águas escuras está dentro de um parque e é cercada por um grande areal branco coberto por vegetação nativa. Em alguns pontos, alcança até 5 m de profundidade e, em seu entorno, estão árvores frutíferas e bromélias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.